quinta-feira, 30 de abril de 2015

EM PORTUGAL, APP ILEGAL BUSCA APOIO DA POPULAÇÃO, SERÁ QUE FARÃO O MESMO AQUI NO BRASIL?

Após a decisão judicial do tribunal de justiça de São Paulo que proibe o app Uber de operar, temos de estar preparados para a campanha que irão fazer.

Mas atenção,o nosso foco não pode ficar apenas no Uber, mas na clandestinidade. O Uber é apenas uma das formas do crime organizado agir.

Sejamos fortes nessa luta.

 

Uber. Pelo direito de escolha, contra o monopólio dos táxis

ReutersCLÁUDIA SOBRAL29/04/2015 20:11:41
“Queremos o Uber em Portugal” junta milhares de apoiantes nas redes sociais.
A aplicação do Uber continua a funcionar. Um dia depois de ter vindo a público a decisão de proibição do serviço em Portugal ainda é possível utilizá-lo em Lisboa e no Porto, mas talvez não por muito tempo. O responsável da start up em Portugal, Rui Bento diz que ainda não foi notificado da decisão do Tribunal Cível de Lisboa, na sequência de uma providência cautelar interposta pela Antral, mas deverá ser apenas uma questão de dias. A partir daí, a Uber estará sujeita a uma coima diária de 10 mil euros se não acatar a decisão.
Enquanto isso, nas redes sociais cresce um movimento de apoio ao serviço de transporte alternativo aos táxis tradicionais. No Facebook, a página “Queremos a Uber em Portugal” tinha, ao final da tarde de quarta-feira, mais de 7 mil likes. “Pela Uber legal em Portugal, contra o monopólio dos táxis! Pelo direito de escolha, contra os lóbis instalados!”, advogam os apoiantes.
Sob o mesmo mote foi lançada uma petição online, para entregar aos partidos políticos com assento parlamentar, que contava ao final da tarde com 2.500 assinaturas.
“Pela Uber legal em Portugal, contra o monopólio dos táxis! Pelo direito de escolha, contra os lóbis instalados!”
Num texto intitulado “Queremos a Uber em Portugal” é pedido que o governo regulamente o sector, sublinhando que o Uber “dá resposta às necessidades de mobilidade dentro de uma cidade” por se tratar de “um serviço competitivo, com um preço justo, muitas vezes inferior ao custo de um táxi, que paga impostos nos países onde opera e cria oportunidades de emprego, promove o empreendedorismo e a criação do próprio emprego”.
Os signatários prosseguem lembrando que em Portugal as empresas de transportes estão sobreendividadas e “têm, assumidamente, uma dificuldade: a de oferecer um serviço personalizado ao utente”.

terça-feira, 28 de abril de 2015

UBER ESTÁ PROIBIDO NO BRASIL SEGUNDO LIMINAR DO SINDICATO DE SÃO PAULO PROFERIDA PELO TJSP



Leia a decisão:

 Decisão Proferida Vistos. Trata-se de demanda na qual o SINDICATO DOS MOTORISTAS E TRABALHADORES NAS EMPRESAS DE TÁXI NO ESTADO DE SÃO PAULO procura obstar o imediato funcionamento do provedor de serviços da UBER DO BRASIL TECNOLOGIA LTDA. e o bloqueio ao acesso dos seus servidores para que o aplicativo UBER fique inacessível ao público, no território brasileiro, sob o argumento de que a requerida promove a prestação de serviço privativo de profissional taxista, não estando os veículos respectivos autorizados a atuar, não seguindo as normas de identificação e vistoria, bem como não se sujeitando ao controle administrativo inclusive em relação aos preços praticados, dentre outras alegações.

 Conforme bem argumentado pelo requerente, "no Brasil, é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer (art. 5º, XIII, CF).

No mesmo sentido, assegura-se a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei (art. 170, parágrafo único, CF)" (fls. 15 - grifei). O art. 2º da Lei nº 12.468/2011 estipula que "é atividade privativa dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros". Conforme o art. 4º, VIII, da Lei nº 12.587/2012, considera-se "transporte público individual: serviço remunerado de transporte de passageiros aberto ao público, por intermédio de veículos de aluguel, para a realização de viagens individualizadas". O próprio Código de Trânsito Brasileiro estabelece, em seu art. 135, que "os veículos de aluguel, destinados ao transporte individual ou coletivo de passageiros de linhas regulares ou empregados em qualquer serviço remunerado, para registro, licenciamento e respectivo emplacamento de característica comercial, deverão estar devidamente autorizados pelo poder público concedente".

Também em âmbito municipal, aqui em São Paulo, tem-se, nos termos do art. 1º da Lei nº 7.329/69, que o serviço de transporte individual de passageiros constitui serviço de interesse público que somente pode ser prestado mediante prévia autorização da Prefeitura.

No mesmo sentido, tem-se que a Lei Municipal de São Paulo nº 15.676/12 estipula ser "vedado o transporte remunerado individual de passageiros sem que o veículo esteja autorizado para esse fim".

Em recente artigo na imprensa nacional, o porta-voz da requerida no Brasil sustentou que se trata de "uma empresa de tecnologia formada nos Estados Unidos que criou uma plataforma inovadora para ligar duas pontas: passageiro em busca de transporte confiável e motoristas autônomos", reconhecendo que essa "inovação" demandaria a devida regulamentação no país (Folha de S. Paulo, A3, 18.04.2015).

 Portanto, está a empresa requerida prestando um serviço clandestino, ao que parece. Isso porque o art. 1º da Resolução nº 4287-14 da Agência Nacional de Transporte Terrestres - ANTT entende por "serviço clandestino o transporte remunerado de pessoas, realizado por pessoa física ou jurídica, sem autorização ou permissão do Poder Público competente".

Aliás, ainda que, em procedimento preparatório que tramita junto ao Ministério Público Federal, versando, igualmente, sobre a regularidade da atividade exercida pela empresa, esta tenha afirmado que "o serviço prestado pelos parceiros da Uber não é público porque não é aberto ao público", porquanto "somente passageiros cadastrados previamente no aplicativo Uber podem contratar esse tipo de serviço, na condição de que haja motorista interessado em realizar a viagem no momento de sua solicitação pelo usuário", não sendo possível, por exemplo, "fazer sinal para um carro parceiro do Uber nas ruas da cidade" (fls. 130 e ss.), é claro que o caráter publico do serviço prestado pela requerida não resta afastado pelos fatores indicados. Pelo contrário, a tentativa da requerida em apontar diferenças entre a sua atividade e aquela exercida pelos táxis apenas evidencia a semelhança existente entre ambas, ofertando indícios de que o serviço por ela prestado se enquadra como transporte público individual.

 Afinal, o que mais seria o serviço prestado a partir de um aplicativo disponível para download a qualquer interessado maior de 18 anos (fl. 126), em lojas virtuais de aplicativos de aparelho celular, senão aberto ao público? O mero fato de se exigir um cadastro prévio à utilização do aplicativo, o que se relaciona, por óbvio, a aspectos secundários do negócio, como a necessidade de realização dos pagamentos por meio de cartão de crédito (fl. 126) e a eventual redução da insegurança e incerteza inerentes aos negócios efetuados virtualmente, não torna privado o serviço em questão, já que oferecido à generalidade das pessoas, de modo indeterminado.

 E nem poderia ser diferente, frente ao porte da empresa. Com efeito, abstraindo-se os fatores secundários mencionados, decorrentes da natureza virtual de parte do serviço oferecido pela requerida, persiste, essencialmente, como serviço idêntico ao ofertado pelos taxistas. Portanto, há clara presença da fumaça do bom direito a autorizar a concessão da presente liminar.

Ao lado disso, tem-se que foi devidamente demonstrado na inicial o perigo na demora, posto que milhares de profissionais taxistas estariam sendo diariamente prejudicados pela vertiginosa expansão dos serviços da requerida - isso sem falar da questão atinente à própria lógica da regulação do mercado de transporte (fiscalização e controle pelas autoridades a respeito de uma atividade tida por serviço de interesse público).

Postergar a declaração de uma clara ilegalidade (sob os elementos de um olhar liminar) em um caso como o presente para após o contraditório certamente trará ainda mais prejuízos de difícil, senão impossível, reparação aos profissionais representados pelo requerente e também à própria ordem jurídica pátria (a par dos riscos potenciais aos usuários, na presunção de que a regulamentação da atividade é socialmente recomendável), que permaneceria sendo violada em uma questão de significativa relevância social.

Com isso não se está a condenar, em termos sociais, o modelo de negócio promovido pela requerida. Apenas se observa que, neste juízo liminar, tal modelo aparenta carecer de regulação, a qual é condição prévia a seu exercício. O mero fato de, hodiernamente, vivermos em um mundo de novidades mil em todos os seguimentos e a todos os instantes (muitas propagandeando "revoluções sociais" ao clique de um botão e ao passar de um cartão de crédito) não parece, de outro lado, já ter tornado legítimo um oficial desmantelamento das instituições democráticas tal qual temos conhecido.

Se é certo que é necessário, nos tempos atuais, debatermos com profundidade os rumos de nossa organização política, não menos correto é que vivemos sob a égide de um Estado Democrático de Direito e que a observância da Constituição é cogente, assim também das leis que estejam afinadas a essa mesma Constituição. Na já citada manifestação no Tendências e Debates da Folha de S. Paulo, o porta-voz da empresa requerida sustentou que "no último dia 8 de abril, durante protestos de representantes de associações de taxistas que se apropriaram das vias públicas de São Paulo, a demanda por serviços da Uber aumentou cinco vezes". Na verdade, talvez ao invés de criticar a mobilização da categoria dos taxistas a requerida pudesse nela se inspirar para, a sua maneira, também mobilizar-se politicamente para ver atendido o seu pleito pela regulamentação de sua atividade. Se obterá sucesso político ou não é outra questão - e bem natural ao jogo democrático. O que não é natural é simplesmente passar a exercer de modo clandestino uma atividade regulada.

Assim, e enquanto não alterada a legislação vigente, sendo ou não um serviço bastante consentâneo à sociedade atual, o fato é que a atividade da requerida permanece vedada. Justifica-se, por fim, a abrangência nacional desta decisão, no que diga respeito à suspensão do aplicativo em questão, a despeito da base territorial estadual da entidade sindical autora, não apenas pela comum atribuição de tal efeito a ações coletivas, como, também, pela natureza da atividade empresarial exercida pela requerida, de caráter claramente transfronteiriço, sendo que, por se dar a sua contratação e publicidade em ambiente virtual, a ordem ora proferida não teria qualquer efetividade se fosse limitada apenas a parcela do território brasileiro. Cumpre ressaltar, inclusive, que considerações semelhantes foram realizadas, profundamente, por Tribunal espanhol, ao proibir as atividades da requerida naquele Estado.

 Ante o acima exposto, DEFIRO a liminar para determinar que a requerida cesse a disponibilidade e o funcionamento do aplicativo em questão (nacionalmente), bem como suspenda suas atividades na cidade de São Paulo, SP (conforme especificação do pedido inicial), sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais) - limitada, por ora, a R$ 5 milhões -, a correr a partir do terceiro dia da efetivação da intimação da requerida.

 A presente decisão servirá de mandado, a ser cumprido pela própria parte requerente, determinando-se que as empresas Google, Apple, Microsoft e Samsung deixem de fornecer nas suas respectivas lojas virtuais o aplicativo Uber, bem como para que suspendam remotamente os aplicativos Uber dos usuários que já o possuam instalado em seus aparelhos celulares.

 Caso haja pedido nesse sentido, fica já deferida a intimação da requerida e o cumprimento do mandado às empresas retro por meio de oficial de justiça, recolhidas as devidas cutas. Observo que a requerida poderá ingressar nos autos especificamente para pugnar pela revogação da liminar - portanto ainda antes de escoado seu prazo para a contestação, e sem prejuízo dessa -, devendo o cartório promover a conclusão imediata do feito.

 Cite-se com brevidade, por meio de carta com AR. Sendo requerida, também fica já deferida a citação por oficial. Int.


segunda-feira, 27 de abril de 2015

MOTORISTA AUXILIAR COMEÇA CAMPANHA E SE NEGA A COMBATER O UBER, " ISSO É PROBLEMA DE PERMISIONÁRIO"

O que vocês acham da postagem do taxista André Maurício no facebook? Será que os auxiliares vão abandonar a causa do Uber?


Sou Auxiliar o problema do
Uber NÃO E MEU os AUTORIZATARÓIS que tem que resolver isso NÃO TENHO NADA A PERDER.....

Conversando com colegas da base dos auxiliares, muitos indignados com retaliações que um grupo formado por um empresário do ramo dos táxis, um presidente de cooperativa e uns traidores da causa dos auxiliares, chegaram a seguinte opinião: 

Porque apoiar o combate ao Uber? 

Esse sentimento de revolta surgiu após várias discussões pela internet entre os taxistas. Ativistas de grupos de taxistas, que vivenciaram as carreatas, vigilias, viagens a Brasília, se sentem traídos ao ver, que para obter cada vez mais lucros, autorizatários se posicionam contrários a liberação de autonomias pela Prefeitura ao invés de apoiar. 

Quando estavam precisando, se uniram a luta, em menor número, mas teve o apoio incondicional dos auxiliares, e agora que já os usaram, se posicionam contrários. 


Primeiro rola o ti-ti-ti na internet, depois sobra para mim a missão de divulgar isso aos demais, o que gera grandes desgastes a minha pessoa. 


Recentemente, ao debater sobre a maneira desrespeitosa com querem me tratar algumas lideranças aqui no Rio, resumi a conversa com uma simples palavra: "BABAQUICE"

Babaquisse, pois no final das contas somos todos taxistas, e não adianta ficar nessa guerra de ego, ficarem preocupados se serei ou não candidato nas próximas eleições, se quero "aparecer" ou me "aproveitar" disso para ganhar notoriedade. 

Honestamente, não preciso disso, bastante pessoas me conhecem, "uns amam e outros odeiam", pois nem Jesus Cristo agradou a todos e foi crucificado pelo povo. Nem de perto me comparo ao Salvador, mas se ele que para mim "é o cara" foi traído e crucificado, que dirá eu e qualquer outro simples mortal. 

A vida é assim. 

Meu posicionamento continua o mesmo, o combate deve ser mantido, pois no final, pode não sobrar mais nada para ninguém, nem para auxiliar, nem para permissionário. 

Única coisa que posso fazer aos descontentes comigo, é esquece-los e seguir em frente na minha jornada,junto aos que ombreiam e lutam lado a lado, pois EU SÓ VOU PARAR QUANDO CONQUISTAR MINHA AUTONOMIA!

E safado nenhum vai me desviar ou me desanimar no meu propósito!

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É preciso que tenhamos calma nessa hora, sabermos o que é melhor a fazer agora. 

Liberar autonomias, também é uma forma de combate, pois aumentar a oferta de táxis, torna o serviço mais competitivo. 

Mais será preciso muito mais do que apenas leis proibitivas, pois o Uber é uma atividade economica, e nossa legislação permite que hajam empresas de transportes individuais por aluguel, o contrato de adesão foi apenas simplificado pelo aceite ao APP e a chamada pelo celular smart phone. 

É mais ou menos assim: 

O cliente (passageiro) faz um contrato formal com uma empresa de transporte e esta emite uma OS (ordem de serviço) e o motorista (da própria empresa) ou contratado (terceirizado) executa o serviço, e isso é uma operação completamente legal. 

No caso do Uber, o aceite (contrato) é feito quando ele baixa o app, e a OS é enviada via smart phone um motorista "parceiro" ou seja, terceirizado.

É preciso entender sobre estes e outros aspectos para poder iniciar o combate. 

Sem falar que teremos de melhorar muito a prestação do serviço. 


REUNIÃO QUINTA FEIRA AS 13 HORAS NO CLUBE GARNIER
RUA ANA NERI, 1540 - ROCHA

domingo, 26 de abril de 2015

App DIZ QUE CIDADÃO QUE AMEAÇA TAXISTAS NÃO FAZ PARTE DE SEU QUADRO DE MOTORISTAS, PORÉM JÁ FEZ PARTE, ESSE É O TIPO DE MOTORISTAS DO UBER?

Após o vídeo circular pela internet e chegar as emissoras de TV, a Uber se defende alegando que o tal ameaçador não faz mais parte de seu quadro de motoristas.

Veja a seguir a nota oficial deles:




No dia 23 de abril, aconteceu uma reunião na cidade de Guarulhos para tratarmos de como iremos enfrentar a concorrência desleal. Nessa oportunidade, fiz uma apresentação audio visual com o Daniel Tavares sobre a atuação do Uber no mundo, seus números (faturamentos, frota, motoristas, cidades), formas de atuação e outros detalhes.

A finalidade da apresentação foi balisar o nível de conhecimento de todos os colegas, para que todos saibam e compartilhem as mesmas informações. Infelizmente, o resultado que que apuramos, é que no primeiro momento o app é lucrativo, e os colegas do RIo de Janeiro, fizeram críticas a minha pessoa, como se estivesse promovendo o app e não combatendo.

Lamentável ver que aproveitam qualquer tema para atacar, e isso foi alvo de debate pelo Whatsapp a tarde inteira no grupo Lideranças nacionais.

A pedido de alguns colegas de outros estados, vou disponibilizar o material via e-mail somente aos diretores que lá estavam. Toco no assunto, pois percebo que alguns estão num empreitada frenética para tentar me "queimar", não sei se por interesse politico apenas, mas se até já estejam ganhando alguma coi$a dos adversários para me desestimular e sair da frente de batalha.

Quero deixar aqui bem claro que irei estar sempre a frente desta linha de combate, e como muitos questionam que isso é um problema de permissionários e não de auxiliar, quero dizer que defendo a linha de que se aumentarmos a oferta de táxis, combateremos também estes clandestinos. Se tem lugar par eles, tem que ter lugar para auxiliar se transformar em permissionário.

Um outro texto está circulando nas redes, em que se faz uma conta simples de como é mais vantagem comprar um Corolla e ir para o lado de lá, do que cair nas mãos de empresários/lojistas que cobram mais de R$ 70.000,00 num carro semi-novo, com aluguel de autonomia por 36 meses.

É preciso ter cuidado com isso, pois daqui a pouco pode acontecer o que aconteceu em São Francisco (EUA) onde 65% dos taxistas migraram para lá, abandonando o sistema de táxis convencional.

Mas isso é a maior furada, por que os recursos são limitados e o app não respeita um limite de pessoas que irão operar no sistema. Se temos R$ 9.000.000, 00 de Reais circulando diariamente nas mãos de 30.000 taxistas (somente no Rj), o Uber está preocupado com os seus 20% de comissão. Se ela colocar mais 30.000 caros, o bolo será dividido e a média de R$ 300,00 por taxista, cai para R$ 150,00 e se o número de carros aumentar, pode ser que você saia de casa para faturar no máximo R$ 100,00.

Quem é que perde? Quem é que ganha? O que podemos fazer?

quinta-feira, 23 de abril de 2015

HOMEM FAZ AMEAÇA A TAXISTAS EM NOME DO TRANSPORTE EXECUTIVO

AUTOR DA AMEAÇA
Após taxistas se juntarem e expulsarem de um posto de combustível alguns carros pretos do transporte executivo, um vídeo foi publicado nas redes sociais ameaçando taxistas.

Na mensagem, o homem começa falando que se houver alguma repressão aos seus "colegas" do executivo, haverá "cobrança" (morte) de taxistas. Ele ainda saca uma arma e mostra o seu rosto no final.

ARMA APONTADA NO VÍDEO

No vídeo, ele diz:

“Bom dia, rapaziada. Estou falando aqui em nome da rapaziada do transporte executivo, morou? Botei essa camisa [cor amarela, a mesma cor dos táxis da cidade do Rio de Janeiro] aqui em homenagem a vocês, a rapaziada do táxi que está ameaçando massagear um amigo que trabalha com a gente. Então eu vou mandar um recadinho para vocês, é o seguinte: vento que venta lá venta cá também, vocês estão querendo tomar posto como se fosse boca de fumo. A gente respeita a profissão de vocês, agora vocês têm que respeitar a nossa profissão. Também. Então o bagulho é esse. Minha cara está aqui, quer ver minha cara? Vou virar a câmera já, já para ver a minha cara. O negócio é o seguinte: se fizer covardia, se pegar algum amigo nosso, na covardia, vai ser cobrado, está entendendo? O recado é esse, vai ser cobrado. Hoje em dia ninguém é mais homem aqui não [pega a arma]. Hoje em dia o bagulho é assim que funciona, entendeu? Mexeu, cobrou, pegou, massageou, bateu, vai ser cobrado, está ligado? Não gostou, vem falar comigo, está aqui a minha cara [vira câmera e exibe o rosto], é só vir falar comigo, falar com a rapaziada do transporte executivo, que a gente está correndo atrás do nosso, valeu? Fica a dica aí para vocês, o bagulho é doido.”

Reunião de lideranças de táxi

     Hoje  nos reunimos no hotel Marriott em Guarulhos a nível nacional, tinham muitos colegas taxistas  do Rio, Guarulhos, São Paulo, Curitiba, Minas, etc...  o  objetivo dessa reunião é estudar uma solução para os problemas que a categoria vem enfrentando.

     Existe um aplicativo de carros piratas que está causando a revolta em todos nós profissionais da praça, não só aqui no Brasil mais em mais de  56 países e 300 cidades, essa preocupação  se tornou internacional.

Então se você é taxista também,  chamo hoje a sua atenção, a coisa pode ser mais séria do que se pensa!

quarta-feira, 22 de abril de 2015

LEI PODE MANDAR PIRATAS PARA O FERRO-VELHO *** POSTURA DE TAXISTA EM BLITZ DA SMTR PODE INFLUENCIAR O GRAU DE ATUAÇÃO DO FISCAL?

A cerca de um mês tenho publicado a Lei Estadual 3952/02, que autoriza os agentes da Prefeitura, Detro e outros do poder executivo, ao flagrar um veículo fazendo transporte irregular, a enviar ofício ao Detran, para no prazo de 05 dias desemplacar o clandestino.

Após ser desemplacado, o veículo do Uber ou qualquer outro car service, porta de hotel ou pirata, só serve para vender peças.

Porque essa Lei que está em VIGOR, não está em plena eficácia? Lei é para ser cumprida!

Peço aos colegas que compartilhem ao máximo, inclusive nos meios de imprensa, para que as autoridades sejam pressionadas a utilizá-la.

Segue a íntegra da Lei:


Hide details for Texto da Lei   [ Em Vigor ]Texto da Lei [ Em Vigor ]

Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em conformidade com o que dispõe o § 5º combinado com o § 7º do artigo 115 da Constituição Estadual, promulga a Lei nº 3952, de 17 de setembro de 2002, oriunda do Projeto de Lei nº 2773, de 2001.

LEI Nº 3952, DE 17 DE SETEMBRO DE 2002.

AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A APREENDER E DESEMPLACAR OS VEÍCULOS IRREGULARES DE TRANSPORTES DE PASSAGEIROS TÁXIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
D E C R E TA:

Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a apreender e desemplacar, sem prejuízo de eventuais sanções penais, os veículos utilizados para transportes de passageiros (táxis) sem as respectivas permissões ou concessões.
Art. 2º A penalidade prevista no artigo 1º, será aplicada pelo órgão controlador – DETRAN/RJ, no prazo de 5 (cinco) dias da apreensão do veículo.
Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em 17 de setembro de 2002.

DEPUTADO SÉRGIO CABRAL
Presidente



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RECLAMAR NO MEIO DA BLITZ PODE SER MOTIVO PARA MAIOR RIGOR DOS FISCAIS? 

Após a matéria do colega que teve o carro lacrado por causa de uma lâmpada de freio, vários outros colegas se manifestaram. Muitos com receio dos grupos sensacionalistas, resolveram me enviar mensagens "off-line". 

Já são várias pessoas que dizem a mesma coisa, que as abordagens são tranquilas e não vêem a implicância que tanto se fala nos grupos de internet. 

Qual a sua opinião sobre isso? 

Venho narrar o fato ocorrido no dia 20 CMG na rodoviaria
????
Fui parado e me pediram documentação etc. Nisso vejo um taxista que também estava sendo parado na fiscalização esbravejando. Dizendo que não era pirata que isso aquilo. Enfim,não sei o que deu. Porem no meu caso dei os documentos,e em momento algum nem eu nem um outro taxi que estava sendo fiscalizado fomos pedidos para ligar luz,pisar no freio ,pisca alerta etc. Meu carro tem pequenas avarias,algo bem pouco. Ninguém falou nada,não ameaçaram lacrar multar ,não viram teto nem nada. Resumindo: Não posso falar que foi o caso do amigo que foi lacrado por que eu não vi o fato. Mas eu vi eles cobrarem muito mais do cara que fez escândalo do que de mim e do outro que atendemos os pedidos com educação. Fiz o retorno que e obrigatório p pegar a Brasil e dei uma parada, outros foram parados e liberados e o tal que discutiu continuava lá. Fui embora e não vi o que deu. Mas eu e o colega tivemos a mesma impressão, que quem sai do carro falando de piratas etc etc eles tem o olho mais clinico. Vc poderia publicar algo sobre isso.
Não posso dizer que foi o caso dele,não vi. O carro que esse colega estava era um.corsa.
Mas não importa,acho que discutir na hora de ser fiscalizado acaba prejudicando. Vc poderia fz um post sobre isso. Que todos nos apesar de acharmos injustos td oq sofremos,discutir no ato que nosso carro estiver sendo fiscalizado não é boa ideia. Muita coisa que poderia deixar passar,por certas atitudes eles verificam td e acabam achando já que tirando um carro zero a maioria tem sempre alguns detalhes.
Sim marcelo, você não é o primeiro a falar disso, o problema é que quando faço uma postagem dessas, vem alguém dos grupos sensacionalistas e diz que estou defendendo os "opressores" e isso e aquilo
Desculpe a demora em responder, estou fazendo outras coisas, mas podemos nos falar normalmente
????
Eu entendo,realmente não e fácil colocar n cabeça dessa galera que uma coisa não justifica outra.
????
Que por eu estar sendo fiscalizado não justifica falar q eles só sabem olhar a gente etc.
????
E imagino que se vc colocar um post desse não vão entender.

????
Pode falar que recebeu uma mensagem. Se duvidarem vc me marca. Porem não to falando que foi o caso do amigo que foi lacrado nao
????
Por isso q perguntei
????
Já fui parado varias vezes
????
Nunca passaram mao no teto
?????
Etc
Sim, é folclore e sensacionalismo
????
Andre como já falamos em outra oportunidade eu te disse que fui diretor de prestadora. E era assim,o cara entrava de QRT por causa do smtu atrasado por exemplo,quando os colegas perguntavam ele dizia que era pelo pneu. Sempre foi assim.
????
Bom vou deixar tu trabalhar,boa noite

Fim da conversa no 


segunda-feira, 20 de abril de 2015

CARREATA NACIONAL À BRASÍLIA ***TAXISTA É LACRADO POR CAUSA DE UMA LÂMPADA, ENQUANTO PIRATAS AGEM LIVREMENTE!


No próximo dia 23 de abril, na cidade de Guarulhos/SP, haverá um grande encontro de taxistas de várias partes do Brasil. O tema da reunião é combate ao transporte irregular clandestino. 

Falar de Uber, é apenas uma grife, pois os carros particulares a anos estão tomando o serviço que é do taxista. Uber é apenas um "merchandise" mas saibam que existem muitos outros por aí. Em Salvador não tem Uber, mas sofre com isso a anos. Em Belo Horizonte, são os chamados "piolhos", no Recife, João Pessoa, Natal, Maceió, Belém, Curitiba e muitos outros municípios brasileiros, não foram invadidos pelo Uber, mas tem carros clandestinos. 

A proposta da AAMOTAB, é apenas que façamos uma mudança no código de transito, aproveitando para mexer com a questão das CNH, aumentar a tolerância de 20 para 40 pontos, pois não se pode comparar um motorista de passeio com quem vive de dirigir e sofre com a covardia de pardais(caça-níqueis) e guardas inescrupulosos que parecem ganhar comissão a cada multa que aplicam. E ainda alterar o artigo que pune com a obrigatoriedade de fazer curso de reciclagem, sem que deixemos de trabalhar. Fazer o curso dirigindo. 

Nesse mesmo pacote, que está bastante adiantado, pois tive em Brasília em Novembro de 2014 e Março de 2015, incluir a alteração dos códigos que punem o transportes irregular de passageiros, torná-los mais severos e se possível incluir como crime de trânsito. 

Prepararmos a proposta formal, encaminharmos aos estados para apreciação e depois seguirmos de táxis até Brasília, num dia histórico. 

Aprendam a respeitar o taxista, se é tecnologia de chamadas, que liguem o passageiro ao carro, nós temos. Se é tecnologia para facilitar o pagamento, nós temos! Não precisamos de Merduber nenhum!

Quem apoia uma ATITUDE  séria e INCISIVA, compartilha e curte aí!
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Michel de Lima Brito, me enviou a foto, e outros colegas passaram o audio pelo zap do taxista Adriano, VTR 159 da Coop Rio Carioca Táxi, em que relata revolta por ter sido lacrado devido a uma lâmpada de freio. 

Michel me enviou, pois me comprometi a sempre buscar informações para saber o quanto é relevante tirar um companheiro de batalha por coisas "simples". 

É preciso sempre ouvir os dois lados, e na quarta feira irei procurar a SMTR a fim de apurar melhor este fato, não por desconfiança do motorista, mas para não deixar brecha e negar o direito de defesa da instituição que é responsável pela fiscalização do transporte no município do Rio de Janeiro. 

Esse é um tipo de caso que não pode ficar encoberto, saber se faltou o "bom senso" do fiscal, ou se havia algo mais. Uma lâmpada de freio, com licença da palavra, é sacanagem!Se for todo o sistema de luzes de freio, de fato o fiscal está correto, pois isso pode afetar a segurança no trânsito, ainda mais que taxistas precisam parar a qualquer momento para embarcar e desembarcar passageiros. 

Mas lacres por causa de pequenas falhas, dedetização atrasada e outros, somente cessarão se fizermos ao menos uma revisão (pela categoria) e propor a Prefeitura que acate nossas idéias. Ficar só de zap-zap, não dá em nada, o negócio é atitude!


Ouvir notícias de apreensões de táxis por causa de pequenos detalhes e NENHUMA apreensão de carros clandestinos, aumenta a sensação de IMPUNIDADE aos ilegais e PERSEGUIÇÃO  aos regulamentados. 



Eu quero ser o que se oferece para ajudar. Com muita humildade eu conclamo a todos os colegas taxistas a embarcar nesse movimento, que não tem líderes, mas é um movimento do bem, que não precisa de reunião, zap-zap ou face. Faça você mesmo.

Basta fazer algumas coisas bastante simples:

- Ande com seu carro limpo
- Ande com seu carro com os vidros fechados e ar condicionado ligado. 
- Prefira música baixa e uma emissora ou músicas calmas, do tipo "som de elevador", música ambiente. O passageiro não é obrigado a ouvir seu pagode, funk ou gospel (evangélico ou católico). 
- Não recuse corrida, se coloque no lugar do passageiro. 
- Não cobre fora do taxímetro, seja honesto!
- Seja cortez, todos gostam de ser bem tratados
- Valorize a sua profissão, seja respeitoso.
- Evite freadas bruscas, saia devagar, tanto com o passageiro, quanto depois de desembarcar.
-Tome banho, escove os dentes, use roupas limpas e sóbrias, deixe os bermudões, camisetas e bonés para os momentos de lazer, se dê o respeito. 
- Dê bom-dia, boa-tarde e boa noite, com licença, por favor, me desculpe e muito obrigado!

Ande em dia com suas obrigações, seja organizado, faça seu horário, sem se esquecer dos momentos com a família. Trabalhar 07 dias na semana, só vai lhe trazer menor produtividade depois de um tempo, devido a fadiga e estress. A vida não está fácil, mas se souber administrar, consegue alguma qualidade de vida.