sexta-feira, 30 de maio de 2014

TÁXI DE NITERÓI E OUTROS MUNICIPIOS PODEM EMBARCAR NOS AEROPORTOS ?


Cansados de aguardar providências das autoridades e revoltados pelo fato de um colega do Rio ter sido resarchado no ponto de táxis do terminal de barcas em Araribóia. Um grupo de aproximadamente 40 taxistas resolveu "fiscalizar" o terminal do aeroporto Santos Dumont na noite da última terça-feira dia 27 de maio

Nossa equipe foi acionada por volta das 20 horas, e quando chegamos por lá, encontramos taxistas cariocas abordando taxistas de Niterói e outros municípios e explicando que não deveriam estar alí, pois a praça é municipal e que não pegassem corridas no aeroporto.

Niterói é um município vizinho, que faz limítrofe pela Ponte presidente Costa e Silva, com 14 KM de extensão.

Sempre vimos taxis de Niterói, principalmente de cooperativas, atravessarem a ponte para pegar sus passageiros. Tanto do Rio, vai a Niterói, quanto Niterói vem ao Rio.

Outro problema relatado, é que nessas abordagens, flagraram um taxista de Niterói, aceitando uma corrida do aeroporto para o bairro do Largo do Machado (RJ), ou seja, irregularmente fazendo corridas no RJ com o uso do aplicativo Wappa, que antes era de uso exclusivo das cooperativas, mas agora que já possui muito contratos, abriu para taxistas do rolé.

Devido ao uso destes aplicativos, está cada vez mais comum encontrar táxis de Niterói em Copacabana, de São João de Meriti na Vila da Penha e de Itaguaí na Zona Oeste.

Enquanto fazíamos reportagem com os taxistas cariocas, tivemos de amparar um colega de Niterói que nervoso tentou sair com o carro, um taxista do Rio o fechou e outro com medo de ser atropelado tirou sua chave da ignição. Tive de intervir, e lembrar a todos que independente de qualquer coisa, somos todos colegas de profissão, e que chegar as vias de fato seria muito ruim para a categoria. Momentos de tensão.

Temos de discutir e debater este tema:

TAXISTAS DE OUTROS MUNICIPIOS PODEM ATENDER A CHAMADAS DE RETORNO ?

São várias situações que temos de considerar para criarmos uma regra geral.

É preciso levar em consideração todas as regiões, não somente Rio X Niterói. Nesta discussão, o Rio leva vantagem, são 32 mil táxis contra 2.000 de Niterói. Rio possui três aeroportos (galeão, SDU e JPA).

Temos de pensar como é que será o tratamento quando um taxista do Rio ou qualquer outro município for a Búzios ? Angra dos Reis ?

A regra tem de ser a mesma !

CONVERSAMOS COM O PRESIDENTE DA COOP.  NITEROIENSE ELITE

Sandro, presidente da cooperativa ELITE da cidade de Niterói, entrou em contato via telefone e pudemos conversar por uns 30 minutos onde ele fez suas considerações como o fato de que táxis do Rio de janeiro também vai a Niteroi atender chamadas de empresas (voucher).

O presidente levantou a questão de que as sextas feiras por exemplo, quando a ponte está muito engarrafada, taxistas do Rio rejeitam os passageiros.

Por lá, as cooperativas estão se unindo e formando uma Central das cooperativas onde 850 taxistas vão se unir em uma só entidade para concorrer com os aplicativos.

Para essa estratégia, vão lançar um APP próprio, e convencer aos demais colegas de não atender os aplicativos que hoje estão no mercado. Acredita que isso é uma garantia de que não haverá chamadas no Rio por exemplo.

Sandro ficou muito chateado em saber que taxistas estão deflagrando uma guerra intermunicipal. Na sua opinião, há serviço para todos, e esta briga é sem necessidade, que conversando nos entendemos, tendo em vista que o caso isolado de alguns taxistas terem agido contra um do RJ, deve ser tratado de maneira isolada e não fazermos guerra.

Sugerimos uma reunião para a próxima semana para ouvirmos a opinião dos taxistas de Niterói





quarta-feira, 28 de maio de 2014

SINDICATO DOS TAXISTAS DE SÃO PAULO: UM EXEMPLO DE BOA ADMINISTRAÇÃO

NATALICIO, PRES. DO SIND. DE SÃO PAULO

    A frente do sindicato dos motoristas de táxis da cidade de São Paulo, que concentra a maior frota de táxis do país, Natalício Bezerra da Silva, recebeu nesta segunda-feira, dia 26 de maio de 2014, André do Táxi e os companheiros Valdecir, Daniel Tavares e Wagner Rocha na capital paulista.

    Natalício, hoje com 76 anos de idade, começou na praça aos 22 anos. Em 1984 assumiu a presidência da entidade e está até hoje.


    Em 1978, quando funcionavam numa sede provisória, conseguiram comprar o terreno e começaram a obra de construção de um prédio de cinco andares, onde hoje funciona a sede do sindicato.

WAGNER ROCHA (de camisa preta a esquerda)
  Hoje o sindicato tem 23 mil sócios e tem um déficit de 5 mil inadimples. Com a mensalidade de apenas R$50 reais eles conseguem manter uma mega estrutura e serviços para o taxista. Tais quais, 12 reboques, 16 dentistas, 140 funcionários, ambulatório, entre outros.


VALDECI, DANIEL TAVARES, VAGNÃO(SP), NATALÍCIO, ANDRÉ DO TÁXI e CABRAL (SP)
E ASSIM ERAM OS TAXÍMETROS
    Os companheiros Vagnão e Cabral, lideranças do Movitáxi de São Paulo, um movimento independente que atua paralelamente ao sindicato buscando soluções, ouvindo os taxistas e somando forças na categoria. 

    No prédio, você encontra no 5º andar, um refeitório que serve alimentação para os 140 funcionários da casa.


    No quarto andar, a sala da presidência e um auditório com capacidade para cerca de 150 pessoas.


   Descendo um lance de escadas, encontramos uma agência bancária do Bradesco com várias facilidades e serviços exclusivos para o taxista. Além do departamento médico.



AUDITÓRIO PARA MAIS DE 150 PESSOAS

   Já no segundo andar encontra-se os serviços de secretaria geral e o departamento jurídico. E no 1° andar é o departamento social, serviço funeral e despachante.

   São Paulo conta com 33.700 taxistas, com mais ou menos 14 mil auxiliares. E conta com 625 táxis especiais que são brancos com faixa vermelha.


   Há vinte anos atrás a tarifa do Rio de Janeiro era o dobro de São Paulo. Hoje, após 20 anos, com um trabalho árduo do sindicato eles conseguiram uma das melhores tarifas do país.

SÃO PAULO
Bandeirada: R$ 4,10
Bandeira 1 R$ 2,50
Bandeira 2 R$ 3,25
Hora parada R$ 33,00

  O presidente contou que marcou uma manifestação no Pacaembu ás 10h e as 12h não tinha nem 300 taxistas para pedir aumento de tarifa que não acontece há 3 anos.

DEPT. MÉDICO
  Sempre é muito difícil resolver os problemas da nossa categoria por conta da desunião da classe. E Natalício deu um exemplo bem claro do que é uma classe unidade quando citou que bastava Lula (na época presidente do sindicato dos metalúrgicos) ordenar uma grave que a fábrica parava, ninguém trabalhava e logo as reivindicações eram aceitas. Mas em nossa categoria não temos essa unidade.

   É normal ouvirmos reclamações de taxistas que ninguém faz algo por ele, mas o próprio é o primeiro a não fazer. Será que é preciso desenhar para o profissional da praça que se ele não fizer, a Prefeitura não vai fazer?

LABORATÓRIO, SALA DE COLETA DE EXAMES
   Aqui no Rio de Janeiro, um grupo que cansou de esperar por uma melhora de serviços está em processo de formação de uma associação de assistência para reunir serviços e benefícios espelhados no sindicato de São Paulo e Fortaleza no Ceará. 

   Poderíamos escrever por várias páginas o que poderíamos fazer, mas vamos dar um passo de cada vez. 

  Viajar a outras cidades e aprender bons exemplos do que funciona, é o mais saudável. Vamos copiar os melhores exemplos para nós do estado do Rio de Janeiro. Sim, é possível, acredite e sonhe conosco, vale a pena tentar. 

   Os pessimistas vão dizer que isso é impossível, mas se cada um que estiver lendo esta matéria tiver o mínimo de interesse, essa ideia sai do papel e se torna realidade. 

   No ambulatório, o taxista tem acesso a um clínico geral (gratuito), que o encaminha para clínicas e consultórios conveniados. Nesses convênios o motorista paga a consulta que é bem mais em conta que se fosse pagar como um paciente avulso. 

SALAS INDIVIDUAIS PARA OS ADVOGADOS

SECRETARIA GERAL DE ATENDIMENTO
FUNCIONÁRIOS DISPOSTOS A COLABORAR

RECURSOS DE MULTAS
DESPACHANTES NO LOCAL


SHOW ROOM NO SAGUÃO DE ENTRADA

RENAULT

NISSAN

CHEVROLET

TOYOTA ETIOS

VOLKSWAGEN, SEGUROS E APOSENTADORIA PRIVADA

DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS " O ESTADO DE SÃO PAULO", "DIÁRIO DE SÃO PAULO" E "O TAXISTA"

FAT BANCO DO BRASIL


E NÃO ACABOU, AINDA TEM MAIS ...


SALA DE DESPACHO DOS REBOQUES

SÃO 12 REBOQUES A DISPOSIÇÃO 24 HORAS
KOMBI DE APOIO, SAINDO GARAGEM SUBTERRÂNEA

A IMPONÊNCIA DO PRÉDIO IMPRESSIONA
CABELEIREIRO E MANICURE


   Recepção da clínica dentária. São 04 consultórios com 16 dentistas que revezam durante a semana. O atendimento é estendido a toda família do taxista, esposa e filhos até 16 anos. 

   Não precisa pagar nada por isso, está incluso na mensalidade. 

   A boa vontade dos funcionários chamou atenção mais uma vez. 

   Parabéns aos profissionais que prestam um bom serviço a nossa categoria!
QUATRO CONSULTÓRIOS  DENTÁRIOS, TODOS FUNCIONANDO



   Durante a semana, o espaço é ocupado por carros, mas nos finais de semana, as associações e grupos de taxistas realizam reuniões, churrascos e confraternizações.

  Existe um espaço aberto com duas churrasqueiras e que podem ser colocadas mesas e cadeiras. Embaixo do prédio anexo que funciona a clínica dentária, tem um salão coberto e uma cozinha com freezer, geladeira, fogão e fritadeira.







APÓS A VISITA, REUNIÃO COM COMPANHEIROS DO MOVITÁXI



Valdeci (SP), Marcelo de Pouso Alegre (MG), Daniel Tavares (RJ), Vagnão (SP), André do Táxi (RJ), Cabral (SP), Valdeci (RJ), Vagner Rocha (RJ) e Alê (SP), se reuniram e traçaram metas em relação a implantação de um aplicativo criado por taxistas, o CIA DO TÁXI. 

   A ideia padrão é oferecer este serviço aos motoristas associados a entidade que está sendo formada no Rio de Janeiro. 
Existe muito cuidado em relação ao futuro e a necessidade de termos algum tipo de gestão sobre a nossa classe, não deixando apenas nas mãos de empresários que entraram no setor. 

    Em Pouso Alegre (MG) e região, não existe esse tipo de ferramenta, Marcelo será o responsável por disseminar o serviço por lá. 

    Em São Paulo, além das rádios táxis, existem dezenas de APP e poucos são geridos por associações e cooperativas. 

   No Rio de Janeiro, quando apresentamos a ideia ao pessoal da SMTR, fomos elogiados pela iniciativa de ajudar a organizar o sistema, pois com esta ferramenta fica mais fácil saber onde estão circulando os táxis e passar informes sobre onde há necessidade de passageiros. 

   Não é admissível que tenhamos grandes eventos, mas ainda não organizamos e por isso ficamos de fora. Não vale ficar reclamando, tem de botar ações e resolver. 

   Espero que tenham gostado da matéria e entendam um pouco do que pensamos e desejamos para a praça carioca e brasileira. 

  Não tiramos o foco da permissão: EU SÓ VOU PARAR QUANDO GANHAR A MINHA AUTONOMIA !

   Mas depois diss ? Temos de continua !


NO RIO DE JANEIRO, TAXISTAS DO MOVIMENTO TAXINFORME BUSCAM LOCAL PARA INICIAR EMPREITADA SEMELHANTE


É sobrado antigo no subúrbio da Penha que os taxistas estão buscando espaço para criar a associação de assistência ao motorista de táxis.

A idéia é iniciar os serviços de recursos de multas, assistência jurídica, orientação financeira para aquisição de veículos e casa-própria, aplicativo de repasse de corridas (CIA DO TÁXI) e outros.


Na última assembléia, realizada na quinta feira passada, se cogitou a mensalidade de R$ 60,00 para formar fundos e alavancar o projeto.


Devido a muitas reclamações, tivemos outra reunião no sábado e chegamos a conclusão que se conseguirmos a adesão de no mínimo todos que entraram em nossas ações coletivas, cerca de 500 pessoas, poderíamos começar com uma mensalidade média de R$ 20,00 com todos os serviços inclusos.


Vamos demandar muito trabalho voluntário, pessoas com boa vontade que tenham disponibilidade de tempo para se dedicar esta empreitada.


Formar associações, para muitos significa que "alguém está tentando se dar bem" devido a péssimas administrações, relatos de corrupção e ditos "líderes" que se locupletam dos outros colegas.

Convencer os colegas que o objetivo é fazer um trabalho sério e honesto, só vai ser alcançado com o tempo, na prática.


Faça sua parte, participe das reuniões do grupo que pretende se legitimar.

Baixe o APP  CIADOTAXI (escreva tudo junto no PLAY STORE) e comece a divulgar para os passageiros do rolé.

Não vamos fazer concorrência, vamos cobrir lacunas.

Você sabia que tanto faz comprar um carro na concessionária ou numa revenda ? O preço é o mesmo, pois a nota fiscal é de fábrica e não tem como o revendedor aplicar preço diferente.

Não vamos competir com despachantes, mas precisamos ter um sistema transparente. Você precisa ter a oportunidade de saber como fazer seus serviços, mas se preferir, use o despachante na qual está acostumado.


A própria SMTR disse que pretende em breve divulgar um passo-a-passo para facilitar a vida dos taxistas.


Ter uma estrutura como vimos lá em São Paulo é uma questão de tempo, basta querermos.


E tem mais, por lá o Prefeito abre o gabinete para o presidente, pois sabe que tem REPRESENTATIVIDADE.


Aqui o André do táxi fala com a categoria e faz o papel de porta-voz de um grande número de pessoas que acessam pela internet e no jornal impresso. Outros grupos e cooperativas também fazem suas colocações, mas ainda não temos uma instituição que queira unir e alinhar todos os interesses.


Essa é a proposta.


Veja a foto do antes, e venha fazer parte do que poderá ser depois ...

Uma caminhada de 1.000 KM começa com um simples passo.... Um de cada vez e chegaremos lá !





domingo, 25 de maio de 2014

RECURSOS DE MULTAS, NÃO PAGUE SUAS MULTAS ANTES DE TENTAR !


O serviços de orientação a recursos de multas começa nesta segunda feira na Rua Nicarágua, 380 - sobreloja - Penha, das 09 às 17 horas.

NOTIFICAÇÃO DE INFRAÇÃO

Quando você recebe a notificação de infração, pode-se entrar com a defesa prévia, antes que seja emitida a multa para pagar.

No caso dos taxistas, a multa deve ser recorrida pelo permissionário.
Se foi o auxiliar que fez, primeiro tem de fazer o REAL INFRATOR e depois entrar com e DEFESA PRÉVIA do auxiliar.

Caso esse prazo que é de 30 dias já tenha passado, a solução agora é entrar com o CANCELAMENTO DE MULTA.

Mas fique atento, pois se passar o vencimento, o único jeito é pagar a multa.

Todo o trabalho é voluntariado, sem custo para o motorista. Este serviço será feito sob a orientação de uma assessoria juridica, os voluntários apenas auxiliam no preenchimento dos formulários que são enviados a um escritório que toma todas as providências.

AVISOS E EMISSÃO DE MULTAS RECEBIDOS PELOS CORREIOS

É bom estar atento ao endereço cadastrado no Detran. Todos os avisos e multas são emitidos pelo órgão, não se justifica o não recebimento. O que acontece em muitos casos é que a multa foi emitida e recebida em seu antigo endereço, aí já era...

Mas se continua no mesmo endereço e realmente não foi notificado, cabe recursos.


QUANDO SE RECEBE CARTA NOTIFICANDO QUE PASSOU DE 30 PONTOS

Também é possível entrar com recurso. Se você exerce atividade remunerada não pode ter o direito de dirigir interrompido, mas da reciclagem, poucos escapam. 

sexta-feira, 23 de maio de 2014

CONSTRUINDO UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA *** FORMANDO UMA ASSOCIAÇÃO DE TAXISTA PARA TRAZER BENEFCÍCIOS




   Ao clicar no link acima, você encontra o nosso novo endereço de bate-papo e debate de ideias numa linguagem informal e descontraída.

No NOVO SITE: WWW.TAXINFORME.COM.BR, você encontra um grande conteúdo de informações divididos em editorias.

- POLÍTICA
- POLÍCIA
- PAIS
- MUNDO
- TRANSITO
- BEM ESTAR E LAZER
- GERAL


   O Taxinforme cresceu, e por isso tivemos de nos atualizar e modernizar a forma com que nos relacionamos com os diversos assuntos.

  Você pode sugerir mudanças, basta entrar no site e usar os formulários de "fale conosco"

  Existem também outras duas interessantes colunas:

ACHADOS E PERDIDOS:
   Seja honesto! Já conseguimos encontrar taxistas e conectar a passageiros através de nosso blog. São várias as histórias de pessoas que esqueceram malas no banco de trás, celulares, documentos e até dentaduras!

   Com boa vontade, conseguiremos alcançar um patamar de respeitabilidade. Ficar com e celular do passageiro não vai te deixar mais rico, e você ainda corre o risco de ser localizado no futuro com ajuda de aplicativos que ratreiam os equipamentos, já pensou que vergonha? É melhor devolver!

   Vamos estabelecer algumas políticas como a de que se o passageiro não reclamar em até "x" dias, (dois meses por exemplo) o objeto pode ficar para o taxista, sem que ele carregue a culpa de ter feito algo de errado. Vamos mudar a postura. Já sei que a maioria devolve, mas quando alguns desonestos não o fazem, todos nós é que levamos a culpa.


PEDIR UM TÁXI - CIA DO TÁXI: 
   Um novo aplicativo, o CIA DO TÁXI, é uma ferramenta disponibilizada aos colegas através de esforços de taxistas que estão se empenhando em criar uma ferramenta própria.

   Este aplicativo foi apresentado na última reunião que tivemos na SMTR - Secretaria Municipal de Transportes, como uma maneira que os taxistas autônomos estão criando para se conectar aos clientes e criar organização.

   O grupo que está a frente deste trabalho, é o mesmo que está no processo de fundação de uma associação de assistência ao motorista de táxis.

   Alguns já dizem: Eles vão fazer tudo o que os outros não fizeram! Trabalhar para reverter benefícios ao taxista e não tentar se locupletar (tirar vantagem) dos outros.

   Podemos atribuir a este grupo, que luta no movimento Taxinforme a vitória em relação a liberação das permissões cassadas. Quem é do grupo, que foi a luta para conquistar o texto da Lei, lotou Câmara dos vereadores, fez carreatas, ajudou pela internet, viajou a Brasília, sabe da seriedade do processo e não tem dúvidas de que se permanecer unido, não terá como nenhum politico "engabelar", pois se não sair, vamos para a porta deles e paramos tudo mesmo! Essa é a força de um grupo organizado, pacífico e ordeiro.

   Garantia dos direitos a transferências e hereditariedade

   Entrada de novos auxiliares

   Pontos Livres nos grandes eventos: sambódromo, cidade do Rock  e parque dos atletas.

  Por falar nesses eventos, quando estou lá nas madrugadas, percebo o quanto o taxista é desinformado. Se acessar diariamente o TAXINFORME, ele não fica "boiando" nos principais assuntos.

   Construir uma entidade séria e que seja reconhecida pelas autoridades, esse é o caminho! Foi decidido em assembleia realizada no clube Garnier na tarde do dia 22 de maio deste ano, que vamos buscar um imóvel capaz de abrigar alguns serviços básicos para nós:

Orientação de como fazer os seus processos administrativos sem custo.


- Transferências, inclusão/baixa de auxiliar, inclusão/baixa de cooperativa, benefícios, hereditariedade e outros.
- Orientação de como tirar a carta de isenção do IPI/ICMS.
- Orientação financeira (como declarar imposto de renda, limpar o nome, obter crédito barato do tipo FAT/Banco do Brasil)
- Orientação jurídica e assistência Jurídica
- Recursos de multas.

  Não queremos tirar serviço de ninguém, até porquê muitos preferem pagar despachantes para não perder tempo em filas, pagando taxas e outros afins.

  Conforme conversamos com os coordenadores da SMTR, que se mostraram querer fazer um trabalho sério, honesto e transparente, ensinar o taxista como ele deve proceder em suas rotinas administrativas.

  Talvez você se pergunte porque estamos oferecendo estas propostas, isso não seria papel do sindicato?

  Sim, já tentei de várias maneiras incentivar os colegas a se associarem, mas a rejeição é muito grande em relação ao nosso representante oficial. Por isso vamos partir para algo novo, sem vícios e dívidas.

  Hoje temos duas entidades que tem um grande cuidado com o motorista e devemos destacar a atuação da PONTUAL GPS e CENTRAL COOP RIO DE JANEIRO (antiga RT 2000 que reuniu várias co-irmãs)
Você sabia que o taxista tem todas as condições de sair do aluguel, adquirir sua casa própria pela Caixa somente com a movimentação bancária, pagando uma prestação similar ao aluguel?

Nós vamos orientar colegas a fazer isso, pois em 2012 e 2013, alguns de nosso grupo conseguiram e você também vai conseguir!






  Ideias como a da Cooperativa de crédito e de consumo precisam ser melhor explicadas e compreendidas pela classe. Esses dois projetos já estão sendo desenvolvidos a dois anos pelo pessoal do CRT - Conselho regional do taxista - RJ em parceria com a OCB/SESCOOP, organização das cooperativas do Brasil, mas talvez você nunca tenha ouvido falar disso. Colegas como o Marcos Bezerra da NovoRiocoop, Severino da Cooparioca, Augusto da Coopertramos (especial/executivo), Lauro da central Táxi, Antonio da Rio Coopsind, Carlos Henrique da Coop Grande Rio em São João de Meriti e outros de Niterói, Itaguai, Volta Redonda, Belfor Roxo e outros, atuam neste sentido e vamos analisar todas as idéias.

   Fico triste porque o taxista só se preocupa em ganhar autonomias e manter sua permissão, depois só tem tempo de trabalhar e ganhar dinheiro, não quer parar e discutir os rumos de nossa profissão.

   Estamos sempre sob algum tipo de risco, agora vem o tal de  CARONA SOLIDÁRIA REMUNERADA. Esse fenômeno já fez com que o valor das licenças em países que permitem a comercialização da permissão cair em 40 %, em outras palavras, uma permissão que valia R$ 100 MIL cai para R$ 60 MIl com dificuldades para ser repassada, pois qualquer um pode comprar um carro particular e sair rodando por aí.
  
   Existem projetos de Lei tramitando no Congresso nacional e Câmara Municipais que afetam a vida do taxista, e quem é que corre atrás disso ? O Taxinforme é um veículo de informação e apoia a criação de uma entidade séria que venha organizar o serviço de táxis na ciadade, que hoje não tem qualquer direcionamento, cada um faz o que quer !

quarta-feira, 21 de maio de 2014

REUNIÃO NA SMTR ESTA QUARTA FEIRA *** MAIS COLEGAS CONTEMPLADOS COM UMA PERMISSÃO ESTA SEMANA !

ANDRE DO TAXI, LAURO e TONI

Os ânimos acirrados por conta da demora na liberação dos processos de transferências, benefícios e dnm incentivaram taxistas na semana passada a cogitar um ato público, uma carreata ou passeata em função da demora.

Antes de partimos para a luta, sugeri a tomada do caminho diplomático. Fui bastante criticado por alguns colegas, mas precisávamos tentar o diálogo com o novo secretário de transportes e apurar o que estava acontecendo.

Uma das frentes foi procurar o nosso vereador Jorge Felippe que falou diretamente com o secretário de transportes Alexandre Sansão Fontes, outro caminho que procurei foi fazer contato com a SMTR e informar o descontentamento dos meus colegas e futuros colegas que aguardam a liberação das transferências.

Na semana passada, anunciamos que mais de 150 processos  começaram a tramitar, e no final da semana outras centenas de processos tramitaram.

A grande maioria esta parado na COORDENADORIA DE LICENCIAMENTO, uma das fases do processo. Alguns volumes que estavam com documentação "OK" seguiram para a COORDENADORIA GERAL DE CONCESSÕES, penúltima fase, dalí o processo é publicado.

Outros voltaram para as "Ap's" (região administrativa" onde o processo foi inaugurado.

Nas Ap's, o interessado ou despachante faz a juntada de documentos, como uma cópia de CNH que venceu no período, imposto sindical ou até certidões negativas. Cada caso é um caso.

Muitos processo ficaram parados entre 21 de janeiro de 2013 até abril de 2014, por isso a necessidade de em alguns casos, pedido de reavalaição e juntar outros documentos.

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MAIS COLEGAS SÃO CONTEMPLADOS COM AUTONOMIAS !

Processos iniciados a meses, enfim, após a derrubada da liminar conseguimos chegar a um "happy end" com a publicação de novos autorizatários (permissionários).

Parabéns aos colegas do grupo que estão entre os contemplados desta quarta feira !

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REUNIÃO NA SMTR NESTA QUARTA FEIRA

Chegamos a sede da SMTR nesta quarta (21) por volta das 16 horas e já no elevador encontrei um funcionário(a) (que pediu para não se identificar) elogiando nosso trabalho e disse:

"- Parabéns André do táxi, com com você e o vereador Jorge Felippe os taxistas estão bem ..."

Fomos muito bem recebidos pelos coordenadores de licenciamento e geral de concessões, os servidores Lauro e Toni para tratar de uma breve pauta, porém de grande importância para a classe.

- LIBERAÇÃO DAS PERMISSÕES CASSADAS
- LIBERAÇÃO DE PROCESSOS DE DNM, TRANSFERÊNCIAS e BENEFÍCIOS
- ASSOCIAÇÃO, COOPERATIVAS e APLICATIVOS
- BRS DA PRAIA DE BOTAFOGO
- GRANDES EVENTOS
- PUBLICIDADE NOS TÁXIS (táxi ball)

Inciamos explicando o trabalho desenvolvido pelo grupo taxinforme e nossa pretensão de formar uma associação de abrangência nacional com sede no município do RJ, afim de promover uma maior concentração de taxistas. Fizemos demonstração do aplicativo Zello.com, canal TAXINFORME em que taxistas estão cada vez mais se interagindo.

Sobre a demora na liberação dos processos, nos foi esclarecido os problemas de comunicação e toda a burocracia para que pudessem dar prosseguimento sem que os atos administrativos fossem considerados nulos.

Para quem está aguardando a conclusão de um processo, a espera é terrível, mas os funcionários sabem que por trás de cada processo está o futuro de alguém, os sonhos e a vida de muita gente, por isso todo o cuidado de executá-los de forma concreta, sem falhas para que não houvessem prejuízos.

Toni, coordenador geral de concessões, falou sobre a necessidade e a vontade em fazer uma especie de cartilha, onde os procedimentos para cada tipo de processo, check-list e passo-a-passo devem estar disponíveis e acessíveis a todos os taxistas, para que façam uso de despachantes apenas por opção e não por obrigação. Hoje recebe muita reclamação de que há grande falta de informação aos profissionais, e anunciou o intuito da SMTR em disponibilizar por meio eletrônico e/ou impresso tais procedimentos.

Toni, comentou ainda sobre a intenção em dar continuidade ao processo de escolha do GPS para controle de circulação da frota. Questionado sobre o novo código disciplinar que trata da obrigatoriedade de circulação de 40 horas mínimas semanais, disse que a intenção não é regular o motorista, mas sim a frota de táxis, assim como funciona no sistema de ônibus, vans e outros modais.

Sobre a questão da aferição, também recebe muita reclamação e foi comentado nesta reunião sobre projetos como os já apresentados taxímetros que permite fazer a mudança de tarifa on-line, ou seja, o taxista ficaria dispensado dos custos de mudança de tarifa (R$ 200,00) e pagaria apenas a taxa de aferição R$ 37,50 do INMETRO/IPEM.

 Alguns modelos ainda precisam de homologação do inmetro, caso do taxímetro digital por GPS da ONCAR. Outros como o Tango xp da fabricante Full-Mar, poderia atender esta demanda. Outros fabricantes como a FIP, tem condições de adaptar seus equipamentos para este fim.

O taxista Araújo, integrante do grupo Taxinforme demonstrou o APP CIA DO TÁXI, mostrando que os taxistas tem de reagir a invasão dos aplicativos geridos por empresários.

No passado, as cooperativas cresceram motivados pela questão da violência, em que se dava prioridade a pegar somente passageiros cadastrados, e os clientes preteriam os táxis cadastrados. Infelizmente seus custos se tornaram elevados, e a relação custo X benefícios diminuiu devido ao aumento de demanda nas ruas (rolé). Os aplicativos vieram para atender a necessidade dos passageiros e motoristas de se conectarem como uma opção de baixíssimo custo.

Há uma corrente que se preocupa com este fenômeno natural, alguns temem que no futuro, as cooperativas quebrem (falência) e os aplicativos fiquem absolutos e possam cobrar o que quiserem, como por exemplo um percentual em cima de cada corrida repassada.

Um grupo de motoristas buscou ajuda e desenvolveu uma ferramenta que está disponível a qualquer colega, basta acessar o playstore ou IOS e baixar a versão taxista. O cadastro é on-line, enviando foto dos documentos para APPCIADOTAXI@GMAIL.COM .

Ainda não há muitas chamadas, pois o trabalho está sendo feito pelos próprios taxistas que estão incentivando os passageiros a utilização da nova opção de chamada.

Quanto as cooperativas, o coordenador de licenciamento Lauro Silvestre, falou sobre a sua importância no sistema de táxis, que através delas se consegue organizar em blocos o modal táxi e que estas devem ser incentivadas.

Sobre o BRS praia de Botafogo, informamos que naquela região precisamos de uma "excepcionalidade", pois temos três pontos de táxis tradicionais, instituto de oftamologia, FGV, Coca-Cola, casa & video, Shopping e outros estabelecimentos comerciais que dão muita circulação de táxis e passageiros.

Pela regra dos corredores exclusivos para ônibus (BRS) os táxis só podem trafegar por alí tripulados (com passageiros) e não é permitido o embarque/desembarque nestas faixas.

Único corredor que é permitido o embarque e desembarque é o da Av. Presidente Vargas no Centro.

Este assunto surgiu em conversa com taxistas na Rua Padre Manoel da Nóbrega na semana passada.

Outro ponto que está precisando de atenção é o da Praça da Bandeira, da Associação Bandeira Táxis. O motorista Paulão nos telefonou e conversamos com o presidente Vinicius que relatou problemas na localização do ponto com as obras no local.

A impressão que podemos passar aos motoristas, que agora temos uma secretaria mais técnica e menos politica que está em busca de eficiência.

Vamos sempre cobrar da secretaria de transportes um tratamento digno e de respeito a nossa categoria. Precisamos formar uma unidade, ao menos uma bandeira com força que reúna os vários segmentos e correntes dentro da categoria. No mês de junho, vamos convocar os taxistas para a formação de uma associação que realmente traga benefícios e tenha condições de lutar pelos nossos direitos.

Agradecemos a excelente recepção e atenção dos funcionários da SMTR que demonstraram muito profissionalismo e seriedade no que estão fazendo.

Quanto aos procedimentos, vamos colaborar e publicar futuramente todas as dicas para você mesmo aprender a executar seus serviços. Nada contra os despachantes, que aliás são grandes parceiros. Esse tipo de serviço é muito utilizado por nós, tendo em vista que muitas vezes sai mais barato pagar estes honorários e trabalhar do que perder tempo em filas e cumprir exigências.

Maiores informações, vá em nossa reunião no clube Garnier, todas as quintas feiras as 13 horas. 
Rua Ana Neri, 1540 - Rocha - Entrada franca

terça-feira, 20 de maio de 2014

ENCONTRO COM COMPANHEIROS EM DUQUE DE CAXIAS***CAMPEONATO DE LUTA LIVRE NO CLUBE SURUÍ ****FESTA CIGANA***

   
Encontro de lideranças em Duque de Caxias
 
  E os trabalhos não param! Final de semana conseguimos visitar alguns locais e continuar nosso trabalho em prol de um Estado melhor. Além do grande trabalho que fazemos junto os taxistas, também temos atuado em outras frentes, participando e apoiando alguns eventos sociais.

Encontro de lideranças em Duque de Caxias

   No último sábado (17/05), logo na parte da manhã, participamos de um encontro com os companheiros de Duque de Caixas. Lá explicamos a luta que temos enfrentado para liberar as permissões cassadas e revogadas. Pedimos o apoio de todos os presentes.

  No mês de maio, visitamos Araruma, Saquarema e Macaé (Reg. dos Lagos – Rio), Mangaratiga, Paraty e Angra (Costa Verde – Rio) e neste sábado participamos desta reunião em Duque de Caxias. O intuito de visitar outros lugares fora do nosso município é somar forças por todo Estado do RJ.

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CAMPEONATO DA 1° TURMA DE LUTA LIVRE DO CLUBE SURUÍ

   Logo após a reunião na Baixada Fluminense fui convidado a fazer a entrega de medalhas do campeonato de Luta Livre no Clube Suruí – Braz de Pina, zona norte do Rio.

    Esse campeonato faz parte do projeto social do Mestre China, lutador profissional de MMA Mixed Martials Arts (ou artes marciais mistas) e professor de kickbox, muay thai e luta livre há 3 anos.

Campeonato da 1° turma de luta livre do clube Suruí.

Campeonato da 1° turma de luta livre do clube Suruí.

Campeonato da 1° turma de luta livre do clube Suruí.


  China conseguiu tirar do papel um trabalho que há tempos gostaria de realizar. O projeto “China Fight/Relma Combat”, que tem como objetivo ensinar kickbox, muay thai e luta livre para crianças e adolescentes entre 8 á 16 anos, das comunidades Guaporé e Quitumbo.

  O Taxiforme desde do começo apoia tal projeto. Pois ensina nossas crianças a ter disciplina! É com atitudes que transformamos a realidade, essa é uma forma de alguma esperança de um futuro melhor!



      China conseguiu um espaço para poder dar aulas, que fica na Rua Suruí 280 – Brás de Pina. Porém, faltava reformar o lugar para que ele pudesse receber os alunos. Foi quando o Taxinforme  cedeu o material e mão de obra necessária para melhorar o local.

     As aulas são totalmente gratuitas e para participar os alunos devem ter notas boas na escola. “É obrigação dos meus alunos estarem estudando. E se não tirar notas boas e ter mal comportamento no colégio, não participaram de campeonatos”. Acrescentou China.

   Quem deseja ajudar o projeto ou matricular alguma criança é só entrar em contato com o mestre China pelos telefones 7703-3908 / 99501-0933.

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FESTA CIGANA

Todo mês de maio o povo cigano faz festas e rendem homenagem a Santa Sara Kali, a cigana escrava que venceu os mares com sua fé. E no sábado a noite (17/05), fui convidado a participar de uma festa cigana feita tradicionalmente todo ano pela família de uma grande amiga chamada Sinome.

  Na celebração houve apresentação de danças ciganas. Eu e minha esposa Néia até nos vestimos como ciganos!